Reinhold Messner

A revista Rock&Ice do mes de junho traz uma entrevista com Reinhold Messner. Ta aqui pra voces a entrevista traduzida com algumas informacoes complementares que eu achei na net {e’o que ta entre aspas}.
 

{Entre 1950, quando ele tinha 5 anos, ate 1964 quando ele fez 20, Messner guiou 500 ascencoes nos Alpes, uma media de 36 grandes e imponentes vias por ano - muitas delas primeira ascencao. Em 1968 ele aumentou 1 numero inteiro o grau de dificuldade da escalada alpina quando escalou, em solitario a vista, a via Messner no Pilastro di Mezzo nas Dolomitas, abrindo o primeiro 5.11d alpino (de botas). Mais tarde Messner redefiniu a escalada de alta montanha, trazendo os conceitos de pouco peso, escalar rapido, “estilo alpino” em oposicao ao estilo "grandes expedicoes" que na epoca era o comum. Sempre com a filosofia do “fear means” que eu traduzi aqui como “de forma justa” sem muito auxilio de parafernalias tecnologicas como radios ou garrafas de oxigenio. Quando ele escuta que e’ considerado o melhor escalador que ja existiu ele diz que isso e’ “Bullshit”.}

Reinhold Messner, 66 anos, Montanhista, Aventureiro, Politico, Autor, Curador {do seu proprio museu}

EU CONTINUO UM ESCALADOR TRADICIONAL. Entao pra mim escalada tem que ter 3 elementos: dificuldade, perigo e, o mais importante, exposicao. Exposicao significa que nao tem posibilidade de ajuda vinda de fora. Quanto mais alto voce estiver, no local mais remoto, e quanto maior a dificuldade do que vir adiante, maior a exposicao.  A escalada do Steve House com o Vince Anderson na montanha Nanga Parbat foi tao importante porque eles estavao sozinhos com total exposicao. Se eles tivessem feito qualquer coisa errada eles nao teriam chance de se salvar. Eu acho que apenas alguns escaladores entendem como e porque exposicao e’ o ingrediente mais importante.

A ESCALADA EVOLUI com cada geracao tentando mudar a ideia do que e’ considerado impossivel tornando-o possivel. Mas se voce usar toda a tecnologia disponivel, voce pode fazer qualquer coisa, mesmo nao sendo escalador. O impossivel nao esta la. Nos deveriamos aceitar a ideia que algumas coisas devem se manter impossivel, mesmo em um millhao de anos daqui.

{Messner foi o primeiro a subir o Everest sem oxigenio em 1978, considerado impossivel por todos, escaladores, medicos, cientistas; depois voltou em 1980 e foi o primeiro a escalar o Evereste em solitario (sozinho), foi tambem o primeiro a escalar as 14 montanhas com mais de 8000mt e o segundo a escalar os 7 cumes dos 7 continentes, sempre da “forma justa”, sempre sem garrafas de oxigenio, radios, aparatos tecnologicos ou ajudas externas}

EU GOSTARIA DE REMOVER todas as competicoes de esportes ao ar livre. Competicao nao e’ uma coisa importante. O importante e’ aprender como se comportar na natureza selvagem.


A MONTANHA MAIS BONITA DO MUNDO nao e´ a mais alta, ou a mais dificil. E’ pessoal. E’ sempre aquela que eu to sonhando. No momento, e’ uma no Nepal. Mas eu nao vou contar o nome.

MEU PAI foi professor e escalador entre as duas Guerras mundiais. Ele me ensinou como se comportar nas montanhas. Simples mas importantes licoes de respeito e sobrevivencia. Nos eramos uma familia grande com 9 criancas. A gente cresceu nas montanhas entao e’ logico que a gente queria escalar. {Messner nasceu no Tirol do Sul, Italia, na divisa com a Austria, dia 17 de setembro de 1944; cresceu em Villnoss Valley nas Dolomitas e comecou a escalar com 5 anos}

SEM FRACASSOS EU NAO ESTARIA AQUI. A maioria das coisas que eu sei hoje eu aprendi atraves deles. Talves o parceiro, o equipamento que nao era apropriado, ou o treinamento- especialmente o treinamento mental que e’ o mais importante- que nao era bom suficiente. Com sucesso, voce nem sempre sabe o que deu certo, mas com a falha, e’ bem claro o  que deu errado. Dai voce pode fazer mudancas e aprender.

NAO ME TORNEI BEM SUCEDIDO na minha area porque eu sou melhor ou mais inteligente que os outros. Nao, eu me tornei bem sucedido porque tive forca de vontade, de fracassar e depois tentar de novo, e de novo, e de novo.

CADA GERACAO TEM A OPORTUNIDADE de definir os maiores feitos/conquistas, e os escaladores que os fazem sao os escaladores que se sobresaem. A historia da escalada nao e’ nada mais que dizer o nome da escalada chave da epoca. Mont Blanc em 1786. O Matterhorn em 1865. Face norte do Eiger em 1938. Face Rupal direta do Nanga Parbat em 2005. Mas e’ impossivel comparar escaladas dos anos 30 com anos 70 com hoje em dia. Cada escalador e’ peca chave do seu tempo e nao fora dele. Nao tem como dizer este e’ "o melhor feito na escalada” ou “esse e’ o melhor escalador” de todos os tempos. Isso e’ babozeira.


HOJE EM DIA E’ DIFICIL DIZER quem e’ o escalador mais relevante, porque tem tantas disciplinas. Escalada em Rocha deve ser o Chris Sharma, mas quem sabe tambem o Adam Ondra. No alpinismo classico por pelo menos 15 anos foi Alex Huber. O mais criativo em escalada de alta montanha, nos ultimos anos e’ o Steve House.

QUANDO AS PESSOAS ME DIZEM que me concideram o “melhor de todos”, isso me demonstra que eles nao sabem nada de historia. Teve um tempo entre 1975 e comeco dos 80, que eu tava liderando e contribui para escalada juntamente com Peter Habeler. A gente teve que inventar uma nova abordagem pro montanhismo, e por alguns anos nos eramos os unicos a escalar assim porque mais ninguem tinha experiencia pra escalar uma montanha “de forma justa”. Mas os escaladores Eslovenos e os Poloneses nos alcancaram bem rapidamente.

EU ERA UM GRANDE ADIMIRADOR DO TOMAZ HUMAR. Ele era com certeza o escalador de alta montanha mais relevante nos anos 90. Ele arriscava bastante. Eu ainda nao entendi o que aconteceu com ele no Langtang Lirung. Fiquei sabendo que ele tava interessado em se tornar politico. Acho que o foco dele nao tava na montanha onde ele morreu.

EU CONHECO DAVID LAMA muito bem e nao vou falar mau dele.

POLITICA E’ O OPOSTO DE MONTANHISMO. Numa montanha e’ cada um por si, num nundo de Anarquia, com a chance de experimentar como era 100 mil anos atras, quando os Humanos eram animais selvagens e nao dependentes do mundo social. A figura mais forte do grupo de escaladores decide o que fazer, como continuar. Como escaladores somos inventores dos nossos proprios objetivos e sozinhos devemos decidir como alcanca-los. Nao tem mais ninguem la. Ninguem pra controlar. A gente faz coisas extremas, perigosas e ninguem pode dizer o que e’ certo ou errado. Sem repugnancia moral. A gente tem so nossos instintos sobre comportamento humano, e no final nos somos nossos proprios juizes.

(pagina 38)

A ARTE DA POLITICA E’ COMPROMISSO, e se voce esta comprometido cada minuto na montanha, voce nao vai muito longe. 

RESPONSABILIDADE SE APRENDE nas montanhas, nao aqui na sociedade. Aqui a gente poe a maior parte da nossa responsabilidade nos outros. A gente tem Seguro. Nas montanhas, suas atitudes sao diretamente ligadas com suas responsabilidades.

  

SUCESSO TA BASEADO EM ACHAR O PARCEIRO CERTO. O parceiro tem que estar disposto a escalar. Voce nao necessariamente precisa de um amigo, apesar de que seria melhor. Voce nao precisa nem de um parceiro com o mesmo nivel de abilidades. O que e’ mais importante e’ identificacao mutua com o objetivo. Se voce levar alguem que nao esta disposto, alguem que por acaso e’cetico, o risco e’ muito grande porque tua responsabilidade e’ muito grande. A responsabilidade ta desbalanceada. Responsabilidade tem que ser dividida entre voce e seu parceiro.

TALVEZ EU FUI SORTUDO, mas eu tive parceiros muito bons. Entretanto eu confio nos meus instintos pra escolhe-los. Eu tive que achar parceiros diferentes pra objetivos diferentes: escaladas em rocha, alta montanha ou travessias no deserto.


Antartica 1990 
{Messner atravessou a pe’ a Antartica (Polo Sul), a Groenlandia, o Tibet, os desertos de Gobi (Mongolia) e Takla Makan (China)}

A VIDA DEPOIS DA MORTE E’ ALGO que a gente nao tem instrumentos. A gente nao pode entender com a nossa inteligencia, nem ver com os nossos olhos, ou sentir com o nosso nariz. Nossos instrumentos foram concebidos para compreender este mundo. O que tem no alem e’ alem. Eu nao penso nisso.

MORRER E’ A COISA MAIS FACIL. Eu ja estive perto da morte antes, bem perto, e nestes momentos eu nunca senti que a vida depois da morte fosse importante. Voce vai fazer o que puder pra viver, mas se voce ta realmente perto do fim, dai e’ como, “ beleza, to feliz, acabou”.

O ARTIGO MAIS INTELIGENTE escrito por um escalador e’ “Artificial Aids on Alpine Routes” do Paul Preuss [corajoso alpinista Austriaco, 1886- 1913]. Preuss foi um desses escaladores originais que adotou e se empenhou na ideia da “escalada justa”. Uma das coisas que ele escreveu e’ que voce nunca deve bater um piton, nunca.

QUANDO EU ESCREVI “ASSASSINO DO IMPOSSIVEL”, em 1971, eu recebi uma carta de uma senhora de 96 anos que disse ter sido namorada do Preuss. Ela me mandou o martelo de piton dele. Sim, ele tinha um martelo so pra caso de emergencia. Ela disse que um dia eu deveria dar o martelo pra algum escalador que pensasse assim como Preuss e eu. Eu tenho esse martelo guardado na minha adega por todos esses anos, e sempre soube que um dia eu teria que fazer alguma coisa com ele.

ESSE MARTELO foi o impeto para a construcao do Messner Montanha Museu, uma colecao de 5 predios diferentes dedicados aos diferentes aspectos das montanhas, escaladas e cultura. Eu considero  essa construcao a minha “sexta vida” e quando estiver acabado nesse verao, eu serei livre novamente, e uma nova vida vai comecar. Eu gostaria de contar historias de montanhas nas grandes telas de cinema. {os cinco museus ficam na regiao nordeste da Italia tendo o aeroporto de Bolzano como o mais perto. Lindos castelos, um projeto realmente grandioso, online ja da pra ter uma ideia}

{Messner escreveu mais de 50 livros, traduzidos em 12 linguas}

VOCE JA VIU “LIMITE VERTICAL”?  Eu achei horrivel.

NOSSOS INSTINTOS HUMANOS vao diminuindo conforme a gente passa menos tempo na natureza selvagem: tempestades, frio, nevoeiro, pedras soltas, aventura. Escalada e’ uma importante e sagrada oportunidade de viver situacoes que a gente encarava cem mil anos atras. A parte animalesca dos humanos. Nossos instintos sao elementos importantes da nossa inteligencia.

QUANDO EU TINHA 20, eu nao acreditava que a vida que eu vive poderia ser possivel. Eu nao achava que poderia ser possivel ser escalador profissional. Eu me tornei escalador profissional. Eu me tornei escalador de alta montanha, um aventureiro. Virar politico foi o mais facil, e eu fui por 5 anos, e depois disso ficou chato. {Messner foi membro do Parlamento Europeu de 1999 a 2004}

O QUE EU FALO PROS JOVENS e’ que se voce identificar seus objetivos, e ter a forca de vontade pra vencer as dificuldades- e elas sempre vao existir- e se voce achar as pessoas certas pra te ajudar, voce sera vitorioso.


{Steve House comenta assim: “atraves dos anos eu venho entendendo Alpinismo com as minhas proprias experiencias, com bivaques congelantes, cumes ja no por do sol, cochilos pos-escalada nos descampados rarefeitos do Himalaias. Eu sinto que posso entender um pouco os sentimentos profundos que o Messner tem pelas montanhas e a vida de alpinista. Mas nao importa quantas vezes eu tente eu nao encontro palavras. E e’ verdade, como vai descrever: 700 novas vias nas Dolomitas, o primeiro 5.11d alpino, a primeira ascencao em um dia de uma Face Norte, a primeira via do Rupal Face, a perda de um irmao (e de 6 dedos do pe 1970), a primeira escalada de uma alta montanha em estilo alpino, a primeira ascencao em solitario do Everest, a primeira escalada de duas montanhas de mais de 8000 em sequencia, 18 cumes de mais de 8000mt. Mesmo quando as palavras vem e sao verdadeiras elas nao parecem suficientes”}


Messner tem o alemao como lingua principal e a entrevista foi feita em ingles, eu traduzi pro portugues o que foi publicado na revista; tente apronfundar, igual a telefone sem fio quanto mais perto da fonte melhor a informacao. 
Tem um video da entrevista online www.rockandice.com/messner .
Reinhold Messner no www.wikipedia.org em ingles tem bastante info; tem o site dos museus mas que tambem tem uma biografia em ingles e italiano: www.messner-mountain-museum.it  e tem o site dele oficial em alemao: www.reinhold-messner.de .
Gostei muito desse site aqui www.badassoftheweek.com/messner.html ta em ingles.

Messner pra mim e’ quase como um avatar; tomara que suas palavras e feitos sirvam pra voces de inspiracao e depois expiracao!