ACEM

História da ACEM até 2004

No dia 13 de abril 1993, Bito Meyer, Juliana Melo e Alvaro Junior se encontraram casualmente e pela primeira vez nas pedras da Prainha de Itaguaçú. Conversaram muito enquanto escalavam os boulders do local e até o fim do dia decidiram concretizar a idéia do Bito de fundar uma associação para, principalmente, garantir o livre acesso `as áreas de escalada, reunir os escaladores espalhados pela Ilha e por Santa Catarina e propor idéias para o melhor desenvolvimento do esporte.
Juntaram-se ao grupo 4 ex-alunos do Bito, também moradores das redondezas de Coqueiros, entre eles Luis Alberto Rosa que foi fundamental para o processo burocrático que veio a seguir e presidiu a associação nos primeiros anos.

Depois de várias reuniões, e com base no estatuto da Associação de Montanhistas do Paraná, no dia 26 de maio de 1993 é fundada a ACEM: Associação Catarinense de Excursionismo e Montanha.
Cursos, campeonatos, coletas de lixo, saídas de campo, encontros e discusões sobre escalada. Várias atividades foram desenvolvidas ao longo dos anos 90. Também nesse período tivemos informações que outras associações foram fundadas em Floripa, como o Clube Catarinense de Montanhismo (CCM- 1997) e a Associação de Montanhismo Itaguaçú (AMITA- 1998).

Dos projetos da ACEM o mais significativo foi o projeto da Pedreira do Abraão. Em junho de 1999 Juliana Melo, então responsável pela associação, elaborou um projeto de lei juntamente com o vereador do bairro de coqueiros (Chicão) para transformar a área da Pedreira do Abraão em uma área voltada à prática de técnicas verticais, escalada e atividades de lazer. Um desejo comum de todos os escaladores agora se tornava real através desse projeto. A Pedreira, desativada em 1976, já era uma das principais áreas de escalada de Florianópolis, com belas vias conquistadas na década de 80 pelo Bito, mas estava sendo usada como depósito de lixo e desova de animais mortos.

Matérias para os jornais, televisão, abaixo assinado, visitas a camara de vereadores... um grande movimento foi feito para a aprovação desse projeto.
A Lei foi aprovada em 2001 e ficou estabelecido que a ACEM faria parte da equipe que definiria o projeto de utilização do espaço da Pedreira.

A partir do ano de 2003, num novo cenário da escalada Catarinense, com muito mais escaladores, idéias e divergências, surge a necessidade de união entre as associações. A ACEM era a única que tinha algum direito legal sobre o projeto da Pedreira e pela idade o pleito de uma sede, ficando como a escolhida para representar os escaladores de Floripa.

Depois de discussões entre escaladores vindos de vários grupos diferentes e alguns membros fundadores, em 29 de maio de 2004, foi aprovado em Assembléia Geral um novo estatuto para a ACEM e escolhido um Conselho Executivo. A sigla ACEM, mudou para Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo e uma nova fase ideológica se inicia. No final de 2004 a Pedreira se transformou no Parque Aventura e a Acem ganhou uma sede no local.

















Obrigada por dias tão felizes!! Te amo pra sempre Pedreira!!!